sábado, 24 de outubro de 2015

Querer servir



ARNALDA VIEGAS


Há cerca de 28 anos, quando cheguei à Paroquia da Quinta do Conde, Igreja de Nossa Senhora da Esperança, iniciei o meu percurso de catequista nesta paroquia. Foi o Sr. Padre Horácio que me convidou para dar catequese. Optei pela Catequese de Adultos e quis fazer uma preparação prévia porque o Curso Elementar de Catequese não me parecia suficiente.

Após dois anos de preparação juntamente com outros paroquianos e segundo o método “CAMINHO DE EMAÚS” fui catequista de adultos durante cerca de 5 anos. Tivemos retiros e encontros na Quinta do Álamo e um Encontro Nacional em Fátima. Ao mesmo tempo, ajudava os pais e padrinhos na preparação do Batismo das crianças. E tinha a circular pelas casas dois Oratórios da Sagrada Família, com autorização do Sr. Padre.

Quando o Sr. Pe. Sezinando tomou posse, em Outubro de 1999, convidou-me para ser Coordenadora da Catequese. Aceitei e deixei a Catequese de Adultos. Os Arautos do Evangelho pediram autorização ao Sr. Padre para fazer circular um Oratório do Imaculado Coração de Maria na Paróquia. Fui indicada para coordenar. Arranjei companhia e andámos pelas ruas da Quinta do Conde convidando as famílias para receberem o Oratório. Como houve grande adesão, arranjei mais cinco coordenadoras para circularem 6 Oratórios: a M. de Jesus Reis, a Elvira Silva, a Arlete Gonçalves, a M. José Magalhães e a Irene Mateus. Tive que parar no serviço aos Oratórios da Sagrada Família. Mais tarde, a M. José passou a Coordenação do Oratório para a Helena Coelho e a Elvira para a Lúcia Fernandes. Nessa altura comecei a servir como leitora na Eucaristia.

Tendo tido conhecimento que íamos todas as terças feiras às reuniões de oração carismática na Casa dos Padres do Espírito Santo em Lisboa, desde 1999, e que já um pequeno grupo tinha recebido a Efusão do Espírito Santo, o Sr. Padre incentivou-nos a iniciar essas reuniões na Paróquia. Assim começou o grupo «PEDRA VIVA» em 2001. Fiquei a coordenar o grupo como SERVIDORA por ter sido a primeira a ir a Lisboa, a receber a Efusão no ano 2000 e a entusiasmar as outras a irem comigo. Nessa altura passei a Coordenação do Oratório à M. Antónia.

Receosa, tinha recusado o convite do Sr Padre Horácio para ser Ministro Extraordinário da Sagrada Comunhão. Considerava-me indigna. Convidada pelo Sr. Padre Sezinando e, já no Renovamento Carismático, não tive coragem de me negar e, embora indigna, aceitei como mais uma missão na Igreja.

Entretanto chegou o Sr. Padre Miguel , em Agosto de 2002. Deixei a Coordenação da Catequese e, depois de aposentada por invalidez devido às sequelas deixadas pelo aneurisma cerebral após a cirurgia, comecei a visitar dois e depois três Lares de Idosos. Aí levo-lhes, ainda hoje, a Palavra de Deus e sobretudo a Sagrada Comunhão, além de algumas palavras de conforto. Também preparo-os para a confissão.

Antes da aposentação dei aulas de Religião e Moral na minha turma e tanto o Sr. Padre Sezinando como o Sr. Padre Miguel encarregaram-me de incentivar e apoiar as colegas que davam essa matéria nas Escolas da Quinta do Conde. A convite do respetivo Secretariado, na pessoa da Manuela Gouveia, tive uma Formação gratuita de 5 dias em Fátima, na Casa de Nossa Senhora do Carmo.

Antes e depois da minha aposentação fui encarregada de visitar as turmas da EB1 na Quinta do Conde 1 para convidar os alunos a inscreverem-se na Catequese. Quando chegou o Sr. Padre Júlio, ele mesmo se encarregou de fazer essas visitas.

Também iniciei e incentivei vários paroquianos a frequentar o Curso ALPHA no Montijo, entre outros, a Deolinda Pereira. A esse propósito, fui a um Encontro Nacional em Fátima.    

Com parecer favorável do Sr. Padre Miguel, por escrito, fui fazer o Noviciado em Lisboa, durante 14 meses, sempre nos primeiros Domingos do mês, sem deixar a minha vida normal na Família e na Paróquia. A seguir fiz a Profissão na Ordem Terceira do Carmo onde tomei o Hábito Religioso, de Carmelita, assumindo as obrigações a ela inerentes, incluindo a participação no “Dia da Comunidade” nos terceiros Domingos de cada mês, em Lisboa; no Retiro anual e no encontro também anual da Família Carmelita, sempre em Fátima, na Casa de São Nuno.

Todos os anos temos tido Encontros de Formação, algumas vezes ocupando dois dias seguidos. Umas vezes na Igreja nova da Cruz de Pau outras vezes no Santuário de Cristo Rei. Durante meses fomos semanalmente a esse Santuário receber Formação sobre a Lectio Divina dada pela Leidiane, da Comunidade Shalom.

Desde o ano 2001, todos os anos temos tido os Seminários de Vida Nova no Espírito com um Ensinamento, tipo palestra/partilha em cada semana, durante 8 semanas. É a preparação remota da Efusão do Espírito Santo. A preparação próxima é feita no Retiro de fim-de-semana, na Casa de Oração de Santa Rafaela Maria, Palmela, onde novos irmãos recebem a Efusão na Vigília de Pentecostes.

Este ano temos 7 encontros de formação, nos segundos Domingos do mês. Em cada encontro refletimos sobre uma das 7 petições do PAI NOSSO. Cada encontro é realizado numa das 7 Vigararias da Diocese e nele participam os irmãos dos cerca de 30 grupos de oração carismática da Diocese, seguindo-se sempre um pequeno lanche de confraternização.

No tempo do Sr. Padre Júlio participei na Peregrinação a Fátima. Como recebi o Sacramento da Confirmação demasiadamente nova e, querendo aprofundar, com autorização do Sr. Padre, frequentei, aos sábados, a preparação feita pelo então Seminarista Rui Simão aos adultos, futuros crismandos.

E o Sr. Padre Daniel Miguel, Vigário Paroquial na altura, a nosso pedido, deu ao grupo PEDRA VIVA uma formação quinzenal sobre «O ESPÍRITO SANTO E A IGREJA». Também participámos no Retiro Paroquial na Quinta do Álamo, orientado pelo mesmo sacerdote.

No Ano da Fé frequentei a Escola da Fé, juntamente com a Cristina Bagarrão, a Aida e a Elvira em Azeitão. O ano passado novamente, na Igreja da Boa Água e este ano também já iniciei.



Atualmente, um pouco mais fragilizada em parte devido às seis cirurgias sofridas e à idade, dos dois lares que passei a visitar até Junho passado, agora visito semanalmente apenas um. Mas, além de servir como Ministro Extraordinária, continuo a servir como leitora da Palavra, servidora no grupo de oração carismática, e como Carmelita consagrada, tendo levado seis paroquianas a receber o Escapulário em Lisboa, depois de uma pequena preparação. E estou presente na Formação de Leitores, uma vez por mês durante três meses.

Por ser uma pessoa muito activa, na vida passada e actual da comunidade, é uma grande referência para todos os catequistas desta paróquia.

Sem comentários:

Enviar um comentário